(Fascículo 11)

As embarcações Gregas e Romanas.

Há entendimento geral que, primeiro os gregos e depois os romanos ,muito embora ainda privilegiassem a deslocação das embarcações por remos (bi, tri remes e mais…), iniciaram a utilização de velas ainda que muito pouco desenvolvidas , servindo apenas para deslocações com ventos por detrás.

Muito embora não descurassem as embarcações para as trocas comerciais ,mais ou menos copiadas das fenícias , uns e outros procuraram através da construção das Galeras obter poderio Naval ,protegendo o comércio marítimo, mas também em atitude de domínio e expansão territorial.
As Galeras de três fiadas de remos a cada bordo (tri-remes ou trieras), deslocariam/admite-se) cerca de 22 toneladas, medindo entre 35 a 36 metros de comprimento e tendo uns 5 metros de boca (coef. 7,2).


Galera Grega


Deslocavam-se sob o impulso de 170 remos dispostos em três ordens. Os remadores colocavam-se num espaço interior sentados em bancadas, dispostos em três níveis diferentes. Admite-se que sob a batuta que fixava o ritmo dos remadores, atingidas as 40 remadas por minuto (durante curto espaço de tempo) poderiam atingir a velocidade de 10 nós. A velocidade de cruzeiro era de 4 a 5 nós..

Modelo de Galera

O leme tinha duas portas do tipo espadela sendo a sua eficiência diminuta.
O casco alquebrava com facilidade (devido ao seu considerável comprimento),e o ataque(ao inimigo) era feito normalmente de proa, tentado perfurar a embarcação do adversário ,ao tempo em que lançavam frechadas, catapultando pedregulhos, e archotes incendiários ,na intenção de destruir o inimigo.


Para a cabotagem local, navegando de abrigo a abrigo ,em viagens normalmente só feitas de dia, os gregos construíram e desenvolveram um outro tipo de embarcação ligeira, como a da figura abaixo, cuja reprodução foi possível a partir de achados arqueológicos que vêm sendo encontrados.


Barco Comercial Grego

(Cont)

Comentários

  1. Material muito bom, me auxiliou na pesquisa!
    Obrigada por postá-lo na rede!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Realmente coisas interessantíssimas obrigada por postar para nós termos conhecimento!
    Abraço.
    Luna Sol.
    ,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog