(Fasciculo 4º)


1- A Carta Náutica de 1424

O desaparecimento deste Mapa e as especulações daí geradas acerca do seu verdadeiro conteúdo, continuam hoje sendo um quebra-cabeças, pois muitas coisas se explicariam se ele pudesse ser confrontado. Foi o Prof. Armando Cortesão, depois de quatro anos de investiga­ção, que a revelou os seus estudos, num livro escrito em inglês, «The Nautical Chart of 1424», publicado pela Universidade do Coimbra em 1954.

Admite-se que uma cópia da referida carta seja o mapa executado em Veneza, e cujo autor teria sido Zuane Pizigano.[1] Representa o Atlântico Norte, com as costas da Irlanda, do sudoeste de Inglaterra, da França, de Maiorca e da África norte-ocidental, tendo os arquipélagos canário e madeirense ao largo. No centro do Mar Oceano estão representadas duas grandes ilhas rectangulares, Antilia e Satanazes, e duas mais pequenas, Saya e Ymana.






A CARTA NÁUTICA DE ZUANNE PIZIGANO

A Carta Náutica de 1424 que muitos autores consideram ter sido mandada executar com elementos de origem portuguesa [2] (os conhecimentos que lhe estiveram na base) foi muito importante para os planos de procurar incessantemente o Cabo, que dobrado, daria acesso ao Indico. Isto independente de a versão de Fra Mauro no seu planisfério insista em posicioná-lo num alongamento exagerado de África para oriente, distorcendo a realidade.




O Planisfério de Fra Mauro

A nós,nos parece, que o mapa de Pizigano teria sido importante para incitar o esclarecimento do que estaria para Ocidente para lá das anti-ilhas (antilias), e por isso potenciador de acções que esclarecessem as explorações do Atlântico. E deve ter mesmo sido isso que aconteceu. Datam de 1424 as tentativas portuguesas de ocupar as Canárias. Diogo Teive que descobriu o grupo ocidental dos Açores (1427), foi o mesmo que avistou a Terra-Nova e deu azo a uma navegação intensíssima para aquelas paragens na demanda do bacalhau. No dizer de J. Cortesão, Portugal tomava assim a consciência do espaço atlântico ,nas sua relações com o desconhecido.




Os Portugueses no Atlântico Norte


Existe pois uma interrogação :Fra Mauro, em cujo Mosteiro (tipo escola cartográfica) teria sido feita(?) a carta, teria recebido a incumbência da mesma para se basear nas informações (no esquiço) idas de Portugal ? :- ou teria colhidas as informações por outra via ou noutro lado?(adiante veremos essa hipótese).

Seria o rei português quem teria «indicado» num esboço feito em Lisboa, as ilhas das Antilias, Satanazes e Saya e outras,já conhecidas dos portugueses e ou até já visitadas ? Ou esta indicação teria outra proveniência tendo-lhe sido adaptados os nomes(esses indubitavelmente portugueses)?


Há ainda outra hipótese : a carta de Pizigano será uma cópia da que foi enviada para Lisboa,que embora executada em 1424, apenas teria sido trazida para Lisboa em 1428, por D. Pedro?

E nesse caso levanta-se a duvida se o conhecimento das ilhas não teria sido colhido por Fra Mauro, junto de um tal Nicolau(Nicolò) de Conti, comerciante(e aventureiro) veneziano, que partiu para a Ásia em 1415 numa inacreditável viagem marítima que adiante referiremos,e de onde teria trazido essas e outras informações ?




As Viagens de Conti

A assim ser, a importância dada ao livro de Marco Polo ,trazido pelo Infante, teria sido muito menor do que o geralmente admitido.

Voltaremos ao assunto.

[1] A carta de Pizigano foi descoberta há menos que 50 anos e de dpois foi vendida á Universidade de Minnesota.
[2] Armando Cortesão, assume-o claramente no seu estudo –The Nautical Chart of 1424.


















Nota imp :No final do Blog será dado indice Bibliográfico com indicação dos diversos autores das gravuras

















(cont)

Comentários

  1. Parabéns por mais um blogue documental importante

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Eng. Fonseca

    Este seu blogue oferece-nos mais um tema carregado de oportunidade. Claro que o vou seguir. No meu blogue já tenho a respectiva lembrança...

    Cumprimentos

    Fernando Martins

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog